Por Daniella Almeida - Repórter da Agência B 5l663c
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Inscrições para a segunda edição do programa vão até 12 de maio; bolsas incluem mentoria, apoio psicológico e conexão com lideranças negras
O prazo de inscrições para a segunda edição do Edital Black STEM foi prorrogado: agora, candidatos têm até o dia 12 de maio para se inscreverem. A iniciativa, voltada exclusivamente a estudantes negros brasileiros das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), oferece três bolsas complementares de R$ 35 mil para apoiar a permanência de estudantes no exterior.
Criado pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, com o apoio da B3 Social — braço social da bolsa de valores brasileira — o programa visa reduzir desigualdades raciais no o ao ensino superior internacional.
As bolsas do Black STEM são destinadas a pessoas negras (autodeclaradas pretas ou pardas), já aprovadas ou em fase final de seleção em cursos de graduação no exterior com início em 2025. O valor de R$ 35 mil poderá ser utilizado para cobrir despesas com moradia, alimentação, transporte, materiais acadêmicos e mensalidades.
Além do auxílio financeiro, os contemplados contarão com mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico, e o a redes de lideranças negras e ações temáticas promovidas pelo Fundo Baobá e parceiros.
Em 2024, quatro estudantes foram beneficiados com o programa e atualmente cursam ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima na China, Estados Unidos e Portugal.
Quem pode se inscrever?
Para participar do processo seletivo, é necessário:
Ser negra ou negro, brasileiro nato ou naturalizado;
Ter sido aprovado ou estar em estágio avançado de seleção em cursos de graduação no exterior nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática e engenharias;
Ter sido contemplado com alguma bolsa integral ou parcial da instituição de destino ou outra fonte de financiamento;
Também são aceitos estudantes em universidades públicas internacionais com subsídio total ou parcial.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas de forma online, através do site do Fundo Baobá, preenchendo o formulário disponível na plataforma.
O resultado será divulgado no dia 8 de julho.
Para mais informações e o ao edital completo, e: www.baoba.org.br