Por Caroline Rodrigues | MT Par 5j6z
Marcos Aurélio Guimarães / MT Par
Municípios atenderam ao chamamento do Governo de Mato Grosso e deram o decisivo para garantir o direito à casa própria a famílias de baixa renda.
O sonho da casa própria está mais próximo para milhares de mato-grossenses. São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Figueirópolis D’Oeste e outros 58 municípios de Mato Grosso cadastraram áreas públicas junto ao Governo do Estado para integrar o Programa SER Família Habitação, uma das maiores iniciativas habitacionais já desenvolvidas no estado.
A ação faz parte do chamamento público realizado pela MT Parcerias S/A (MT Par), responsável por operacionalizar o programa. As áreas apresentadas agora am por análise técnica da Caixa Econômica Federal (CEF), que irá avaliar a viabilidade de construção de moradias conforme os critérios do agente financiador.
A participação ativa de São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Figueirópolis D’Oeste evidencia o compromisso das cidades do Oeste mato-grossense com a redução do déficit habitacional e o fortalecimento da dignidade das famílias de baixa renda. Para os prefeitos locais, aderir ao programa é investir diretamente no bem-estar social e no desenvolvimento urbano.
“Essa é uma chance concreta de garantir moradia digna para centenas de famílias e, ao mesmo tempo, impulsionar a economia local com geração de emprego e renda”, destacaram os gestores municipais.
Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o SER Família Habitação já investiu R$ 173 milhões em subsídios, beneficiando mais de 10 mil famílias, sendo que 58% delas possuem renda de até dois salários mínimos. O programa atua em três modalidades:
Faixa Zero (pessoas em vulnerabilidade social),
FAR (para famílias de até dois salários mínimos e inscritas no CadÚnico) e
Entrada Facilitada, com subsídios de até R$ 20 mil que podem ser somados ao Minha Casa, Minha Vida e ao uso do FGTS.
Com o total de áreas apresentadas pelos 61 municípios, a expectativa é de viabilizar mais de 6 mil unidades habitacionais. O número exato dependerá da aprovação final dos terrenos pela CEF e da elaboração dos projetos técnicos. Segundo Wener Santos, presidente da MT Par, “a adesão dos municípios demonstra que a habitação é prioridade nas gestões locais e que há sintonia com o governo estadual no enfrentamento do déficit habitacional”.
Além dos municípios que aderiram ao chamamento recente, várias cidades já contam com obras em execução por meio do programa, como Sinop, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Água Boa e Nova Mutum, consolidando o SER Família como política pública permanente e eficaz.
A mobilização de São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Figueirópolis D’Oeste e mais 58 municípios é um marco na luta pela moradia digna em Mato Grosso. O SER Família Habitação segue crescendo e transformando vidas, com a promessa de garantir, nos próximos anos, milhares de lares para quem mais precisa.