Por G1 MT 3y3u1n
Dois jovens foram presos em flagrante em Jauru, a 463 km de Cuiabá, quando tentavam vender pepitas de ouro extraídas ilegamente do garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda, a 483 km da capital.
As prisões foram cumpridas nesta quarta-feira (7), durante ação da Polícia Civil para apurar denúncia anônima de comércio ilegal de ouro na região. Os suspeitos, que têm 20 e 21 anos de idade, foram localizados no centro da cidade.
De acordo com a Polícia Civil, durante a abordagem foram apreendidas 7,7 gramas de ouro no bolso de um dos suspeitos, que teriam sido retiradas da Serra do Caldeirão.
Os dois suspeitos foram conduzidos à delegacia, interrogados e detidos em flagrante pelo crime ambiental de extração de recursos minerais sem autorização e pelo crime contra a ordem econômica por explorar matéria-prima da união sem autorização legal ou em desacordo com o título autorizativo.
Após o registro da ocorrência, os suspeitos foram entregues à Polícia Federal e os procedimentos de prisões protocolados na Justiça Federal da Comarca de Cáceres, a 220 km da capital.
Exploração ilegal
O garimpo da Serra do Caldeirão começou a ser explorado ilegalmente em setembro de 2015 e chegou a reunir oito mil pessoas, que se instalaram de forma precária em busca de ouro e enriquecimento fácil. Desde então, a área sofreu diversas invasões e ou por processos de desocupação.
O MPF ajuizou uma ação contra as três mineradoras que entraram com pedido de lavra junto ao Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNMP) e contra os três proprietários da área onde o garimpo está localizado.